(27 de Maio)

E tudo acaba….

Hoje foi o dia da avaliação….

Como foi dito desde o inicio eu fiz o trabalho com a Bruna. O feedback das professoras de Didáctica foi positivo. Sabemos no entanto que devido a não termos prática de docentes, houve coisas que na prática não se tornavam viáveis, como por exemplo dar o sistema digestivo todo em 90 minutos, mas pronto a planificação já está pronta se não for para 90minutos que seja para umas 3 ou 4 vezes 90 minutos…

Em relação ao professor de TIC falou de uma aplicação que não achou muito apropriada, no entanto como eu disse foi a única que encontrei, entretanto uma colega SD, falou no Hotpotatoes que pelo que eu já estive a ver é muito interessante e poderá ser muito útil no futuro…

Outra coisa que queria referir é que para uma melhoria do ensino das duas unidades curriculares deixava a critica de que para o ano não voltem a tentar a articulação das duas unidades curriculares, ou então se tentarem que seja mais organizada, porque se não os alunos andam tipo “baratas tontas”…

Aqui fica mais uma vez o link para o nosso artigo

Artigo Ana e Bruna

Deixo-vos uma apresentação feita por nós sobre Educação Especial para quem tiver interessado no tema…

Apresentaçao_Ana_e_Bruna

Até uma próxima…

Anúncios
Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas , , , | Publicar um comentário

(13 de Maio)

Escrita científica foi o tema da nossa aula de hoje de TIC, foi uma aula muito importante pois para o próximo ano lectivo ao fazer o meu relatório final irei me lembrar desta aula…

É pena que tenha sido a ultima aula do semestre pois na minha opinião devia ter sido no inicio para assim ficarmos atentos a nossa escrita científica, mas como se costuma dizer “mais vale tarde do que nunca”…

Deixo aqui um artigo para quem quiser saber mais sobres este tema…

Artigo sobre escrita científica

Até para a semana…

Publicado em Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas | Publicar um comentário

(6 de Maio)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, A Sexualidade e Educação Sexual no 3ºCEB e Ensino Secundário – o papel das Ciências (B/G e F/Q) para a DDCBGII e Laboratórios virtuais em ciências para TIC Educação e Ciências.

Esta semana a DDCBGII tivemos a ver um vídeo sobre sexualidade e a “discussão” andou sempre em volta disso, pois é um tema polémico. As aulas de educação sexual nas escolas e a dada altura, como as nossas aulas de didáctica são em comum com as das colegas de física, um das colegas de física dizia, “há vocês são de biologia se algum aluno me vier perguntar alguma coisa encaminho-vos o aluno”. Na minha opinião as coisas não devem ser assim, todos os professores, independente da disciplina que leccionam devem esclarecer os alunos e não deixar a “bata quente” para nós professores de ciências.

Deixo-vos com um link que pode ajudar professores e alunos..

Portal da Família

Até para a semana…

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo | Etiquetas , | Publicar um comentário

(22 de Abril)

Nesta aula tivemos a falar sobre trabalho experimental…

As actividades de Trabalho Experimental assumem um papel fundamental no ensino e na aprendizagem das Ciências e, hoje em dia, cada vez mais, é preocupação de todos, tanto professores, como investigadores, a forma como o Trabalho Experimental é integrado nas actividades lectivas. (In http://www.bionet.ua.pt/experimenta.html)

Encontrei no link acima mencionado material muito bom para docentes e futuros docentes de ciências…

Até para a semana…

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo | Etiquetas | Publicar um comentário

(15 de Abril)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, A Interdisciplinaridade no Ensino das Ciências (B/G e F/Q) para a DDCBGII e Organização e desenvolvimento de experiências de aprendizagem das ciências com e através as TIC para TIC Educação e Ciências.

Na a aula de DDCBGII devido a problemas técnicos não foi possível ver o vídeo e assim tivemos um feedback sobre o blog onde a Prof. Maria João comentou cada um dos nossos blogs e pelo que eu entendi, o meu está no bom caminho 🙂 . No entanto gostava de saber a opinião da Prof. Teresa e já agora dos meus colegas 🙂

Em TIC tivemos a apresentação do que são Laboratórios Virtuais…

Os laboratórios virtuais são uma forma interessante de “cativar” os alunos, no entanto, na minha opinião, nada tira o facto de eles poderem por a “mão na massa” isto é de poderes e saberem manusear os materiais o saber estar num laboratório… Contudo acho que os laboratórios virtuais podem ser usados como introdução a uma experiência laboratorial, por exemplo para esclarecer questões que existam por parte dos alunos…

Deixo aqui os links dos laboratórios virtuais que utilizamos na aula…

Lab1

Lab2

Lab3

Lab4

Até a próxima 🙂

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas , | Publicar um comentário

(25 de Março)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, A importância das aprendizagens em contextos não curriculares para a DDCBGII e Elaborar, em grupo, o projecto em rede para TIC Educação e Ciências.

Esta semana estivemos a desenvolver o nosso espaço no pbwork para utilizar no nosso artigo… aqui fica o link… http://neeeastic.pbworks.com/

Até para a semana…

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas , , | Publicar um comentário

(18 de Março)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, A Educação para o Desenvolvimento Sustentável para a DDCBGII e Seminário Educação para o desenvolvimento sustentável – O Courseware SERe (Professor convidado) e elaborar, em grupo, o projecto em rede para TIC Educação e Ciências.

Em Didáctica depois de um inicio de aula de esclarecimento (muito proveitoso por sinal) tivemos a ver um vídeo sobre a “Sustentabilidade no Ensino Básico” com a Patrícia Sá, vídeo que deu introdução para no âmbito da unidade curricular retratarmos de um tema que me fascinou muito. Com a ajuda da professora Teresa e dos colegas do mestrado em didáctica consegui ter mais algumas noções de como por exemplo como inicial uma aula, falamos também das várias prespectivas de ensino. Ao estarmos a ver o vídeo quando se falava de riscos do planeta nomeadamente sobre as mudanças climáticas foi falado que aplicado a uma aula podemos começar com um tema da actualidade para iniciarmos um novo tema baseando no que se passa actualmente, como por exemplo no sismo do Chile ou no Haiti, ou até mesmo o que se passou na Madeira.

Em TIC, tivemos numa conferência sobre Courseware Sere , quadro Interactivo e perguntas conceptuais com Activote (Dispositivo de votação).

O Courseware Sere foi concebido para a utilização, em sala de aula, por alunos(as) e professores(as) dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (a partir dos 8 anos), particularmente dos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, bem como a outros contextos. A animação serve como ponto de partida a uma fase de problematização orientadora do trabalho de pesquisa no que diz respeito, por exemplo, ao uso de recursos naturais energéticos (petróleo, biomassa florestal) ou à exploração de simulações sobre o impacte que o aumento da população e dos níveis e padrões de «consumo» de petróleo poderão ter no acesso aos recursos naturais.

Depois da parte expositiva o professor Francislê fez uma ligação para ver até que ponto podemos usar parte do sistema para o ensino no 3º ciclo e ensino secundário, bastante explícito e muito útil.

Até para uma próxima…

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas , , , , , | Publicar um comentário

(11 de Março)

Esta semana para ambas as unidades curriculares foi destinada a trabalho autónomo. Nesta semana eu e a Bruna andamos pela leitura de livros, artigos…

E aproveitei também para “mexer” um bocadinho nas ferramentas que já nos foram apresentadas em TIC…

Até para a semana…

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas , , | 1 Comentário

(4 de Março)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, Avaliação das aprendizagens das Ciências para a DDCBGII e Seminário sobre Avaliação das aprendizagens das Ciências (Professor convidado – Exemplo de investigação em Educação em Ciências realizada em rede) Oficina de formação Endnote para TIC Educação e Ciências.

A quinta-feira, dia 4 foi dose se não vejamos, desde as 14h até as 19h tivemos a ouvir e a ver apresentações de tese de mestrado. Foram muito interessantes as apresentações e deu para esclarecer mais algumas dúvidas sobre o que é fazer uma tese de mestrado em rede… Tive imensa pena é que os trabalhos apresentados foram aplicados a escolas, professores e alunos do 1ºciclo do EB o que para mim deixa um bocado de frustração visto que eu estou a frequentar o mestrado em ensino de BG para o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Mas pronto as professoras de Didáctica fizeram um esforço para que os conceitos fossem adaptados para os anos lectivos que futuramente vou leccionar.

No entanto com estas apresentações houve uma dúvida que não ficou esclarecida ora vejamos: quando, como no caso da Mª Pedro e da Paula Moreira, elas fizeram a tese de mestrado em rede, ao ver as suas apresentações verifiquei que os conteúdos teóricos são os mesmos, isso implica que para a tese esses mesmos conteúdos são iguais?

Agora vamos ver como corre para a semana…

Até lá 🙂

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas , , | 2 Comentários

(25 de Fevereiro)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, Investigação em Didáctica das Ciências (B/G e F/Q) para a DDCBGII e Oficina de formação sobre a temática “Portefólio digital como um ambiente de aprendizagem pessoal” (Professor convidado) para TIC Educação e Ciências.

Esta semana na aula de DDCBGII, foi proposto pelas professoras Teresa Bettencourt e Maria João Loureiro que procurássemos temas de tese para o nosso trabalho final de avaliação as duas unidades curriculares… pois bem, a pesquisa foi feita no sinbad e no repositório da universidade do Minho, não encontrei logo um tema que me cativasse. No entanto no decorrer na semana e em conversa com a Bruna questionámo-nos sobre o trabalho proposto, visto que nós para o próximo ano lectivo vamos ter PES, logo não teria lógica fazermos um trabalho a pensar na tese. A professora Teresa, então informou-nos de que iríamos ter de fazer uma planificação de uma aula e a escolha do ano lectivo era á nosso critério porque para o ano podemos não ficar com o ano que vamos trabalhar…

Na aula de TIC foi quando criamos os nossos eportfólios… e o professor questionou: o que é que eu sei? Eu a nível das TIC não acho que seja ignorante, sei um pouco de tudo. No entanto existe certas coisas que gostava muito de aprender nesta UC, como por exemplo trabalhar em second life aprender a manusear ferramentas que me ajudem a interagir melhor com os meus futuros alunos e que façam com que se interessem e o processo de ensino-aprendizagem seja de fácil construção.

Nestas UC’s, vamos ter acesso ao ning que é um espaço do género de uma rede social onde podemos comunicar com os professores e colegas e a boxnet que é um espaço de partilha de documentação relevante…

Até para a semana …

Publicado em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências | Etiquetas , , , , , , , | 1 Comentário