(18 de Fevereiro)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, Estruturação da identidade da Unidade Curricular para a DDCBGII e “TIC na Educação em Ciências” para TIC Educação e Ciências.

Começando com a aula de DDCBGII, e fiquei a pensar que ia saber o programa da UC, assim como o que a envolve por exemplo a avaliação. Este inicio foi um pouco complicado mas ficou tudo mais ou menos esclarecido…

Seguindo-se a aula de TIC, tivemos um feedback das questões que fizemos na aula anterior. Depois o prof. Francislê teve numa pequena parte teórica a mostrar como as TIC podem apoiar o ensino das ciências, desde que bem aplicadas.

Fiquei com uma visão das TIC diferentes, visto que na minha experiência como aluna, na maior parte das vezes as TIC foram utilizadas nas aulas usando o Powerpoint, no entanto aqui comecei a aprender mais algumas ferramentas úteis, que no futuro como docente poderei utilizar. Deixo – vos aqui algumas hiperligações:

–        Para lidar com ideias abstractas e conceitos – Demónio de Maxwell e Gás Ideal

–        Para a visualização de processos dinâmicos e interacções complexas – Corpo Humano , Tabela Periódica  e Vídeo sobre Peso e Massa

–        Para experimentação e de investigação – Pêndulo e ChemLab

–        Para encontrar padrão, ou seja, olhar para a relação entre variáveis – Padrões de crescimento de ratos e  Molecularium

–        Para a introdução de um grande e em constante mudança corpo de conhecimentos – Enciclopédia Britânica (instituição avalia qualidade), Citizendium (Wikipedia universitária – nomes reais), Scolarpedia (artigos tem autores e são revistos por pares), Google Knol (autores individuais e reconhecidos), www.wikibooks.org , http://books.google.com/ e http://scholar.google.pt/

Estas hiperligações são todos muito interessantes, no entanto, para o grau de escolaridade a que me estou a profissionalizar, para o ensino do 3ºciclo e secundário, alguns deles são um pouco básicos, mas dá sempre para fazer uma introdução a um tema, ou para fazer uma revisão sobre o que é que os alunos sabem de anos anteriores ou até mesmo de disciplinas diferentes, para fazer uma ponte entre disciplinas.

Para tarefa, o professor deu um link para uma tarefa… A tarefa consistiu em ler um artigo sobre as TIC que esteja relacionado com o ensino da ciências o artigo e a partir da leitura fazer um mapa conceptual através do mindminster…

Aqui fica o artigo e o mapa conceptual…

tic-no-ensino-das-ciencias2

 Até a próxima semana…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s