(25 de Fevereiro)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, Investigação em Didáctica das Ciências (B/G e F/Q) para a DDCBGII e Oficina de formação sobre a temática “Portefólio digital como um ambiente de aprendizagem pessoal” (Professor convidado) para TIC Educação e Ciências.

Esta semana na aula de DDCBGII, foi proposto pelas professoras Teresa Bettencourt e Maria João Loureiro que procurássemos temas de tese para o nosso trabalho final de avaliação as duas unidades curriculares… pois bem, a pesquisa foi feita no sinbad e no repositório da universidade do Minho, não encontrei logo um tema que me cativasse. No entanto no decorrer na semana e em conversa com a Bruna questionámo-nos sobre o trabalho proposto, visto que nós para o próximo ano lectivo vamos ter PES, logo não teria lógica fazermos um trabalho a pensar na tese. A professora Teresa, então informou-nos de que iríamos ter de fazer uma planificação de uma aula e a escolha do ano lectivo era á nosso critério porque para o ano podemos não ficar com o ano que vamos trabalhar…

Na aula de TIC foi quando criamos os nossos eportfólios… e o professor questionou: o que é que eu sei? Eu a nível das TIC não acho que seja ignorante, sei um pouco de tudo. No entanto existe certas coisas que gostava muito de aprender nesta UC, como por exemplo trabalhar em second life aprender a manusear ferramentas que me ajudem a interagir melhor com os meus futuros alunos e que façam com que se interessem e o processo de ensino-aprendizagem seja de fácil construção.

Nestas UC’s, vamos ter acesso ao ning que é um espaço do género de uma rede social onde podemos comunicar com os professores e colegas e a boxnet que é um espaço de partilha de documentação relevante…

Até para a semana …

Esta entrada foi publicada em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a (25 de Fevereiro)

  1. S.D. diz:

    Olá Ana,

    partilho da tua opinião de que a aula de D.D.C.B.G.II foi muito interessante, tendo o diálogo que se gerou com a prof. Teresa sido bastante esclarecedor.
    Relativamente a TIC despertaste a minha curiosidade em relação ao Activote que desconheço (depois tens de me ensinar, boa?)

    Abraço
    S.D.

Deixe um comentário