(18 de Março)

Ora cá estou eu mais uma vez… para vos falar de mais uma semana. Antes das aulas olhando para o guia de trabalho, li, A Educação para o Desenvolvimento Sustentável para a DDCBGII e Seminário Educação para o desenvolvimento sustentável – O Courseware SERe (Professor convidado) e elaborar, em grupo, o projecto em rede para TIC Educação e Ciências.

Em Didáctica depois de um inicio de aula de esclarecimento (muito proveitoso por sinal) tivemos a ver um vídeo sobre a “Sustentabilidade no Ensino Básico” com a Patrícia Sá, vídeo que deu introdução para no âmbito da unidade curricular retratarmos de um tema que me fascinou muito. Com a ajuda da professora Teresa e dos colegas do mestrado em didáctica consegui ter mais algumas noções de como por exemplo como inicial uma aula, falamos também das várias prespectivas de ensino. Ao estarmos a ver o vídeo quando se falava de riscos do planeta nomeadamente sobre as mudanças climáticas foi falado que aplicado a uma aula podemos começar com um tema da actualidade para iniciarmos um novo tema baseando no que se passa actualmente, como por exemplo no sismo do Chile ou no Haiti, ou até mesmo o que se passou na Madeira.

Em TIC, tivemos numa conferência sobre Courseware Sere , quadro Interactivo e perguntas conceptuais com Activote (Dispositivo de votação).

O Courseware Sere foi concebido para a utilização, em sala de aula, por alunos(as) e professores(as) dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (a partir dos 8 anos), particularmente dos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, bem como a outros contextos. A animação serve como ponto de partida a uma fase de problematização orientadora do trabalho de pesquisa no que diz respeito, por exemplo, ao uso de recursos naturais energéticos (petróleo, biomassa florestal) ou à exploração de simulações sobre o impacte que o aumento da população e dos níveis e padrões de «consumo» de petróleo poderão ter no acesso aos recursos naturais.

Depois da parte expositiva o professor Francislê fez uma ligação para ver até que ponto podemos usar parte do sistema para o ensino no 3º ciclo e ensino secundário, bastante explícito e muito útil.

Até para uma próxima…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia, Reflectindo, TIC educação em ciências com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s