Língua Gestual

No ano 2007 fiz o “Nível 1″ do Curso de Língua Gestual Portuguesa.   Ao contrário do que muita gente pensa diz-se “Língua Gestual” e não “Linguagem Gestual”. A Língua Gestual é uma língua muito rica e em constante desenvolvimento, não dependendo das línguas dos respectivos países como por exemplo, em diferentes países temos línguas gestuais diferentes, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos onde são países falantes de inglês, mas têm Línguas Gestuais muito diferentes.

A Língua Gestual Portuguesa, baseia-se nos movimentos, configuração, orientação facial e expressão facial das pessoas que comunicam onde existem vários dialectos regionais.

 “A voz do surdo são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. Pensar sobre a surdez requer penetrar no “mundo dos surdos”, é “ouvir” as mãos que com alguns movimentos, nos dizem o que fazer para tornar possível o contacto entre os dois mundos envolvidos, pois requer conhecer a “Língua Gestual”.” (Emanuelle Laborit)

 Agora tentem fazer um “exercício”… Como é que vocês vê um surdo??? Possivelmente pensam em alguém que quer ouvir, que são pessoas desconfiadas, não gostam de música, não vão as discotecas, não sabem ler e escrever e que só têm amizades com outros surdos, mas as coisas não são bem assim eles fazem tudo como qualquer pessoa…

 É claro que temos de ter cuidados quando comunicamos com um surdo, lembre-se, fale sempre que possível face a luz, use frases simples e curtas, fale com boa dicção e devagar, não seja estático, evite tapar a boca com a mão, fumar ou mastigar, evite deslocar-se enquanto fala, fale só quando o receptor estiver a olhar e certifique-se que o surdo compreendeu.

 Aqui ficaram algumas curiosidades, agora deixo-vos com uma imagem dos números e do alfabeto manual português.

Deixe um comentário