Perspectivas de Ensino

Neste capítulo 3 sobre as perspectivas de ensino: caracterização e evolução, são mos dadas a principais perspectivas de ensino das ciências.

 Ensino por transmissão (EPT)

Tem como finalidade a construção de conceitos, atitudes e valores, onde o professor pode transmitir ideias pensadas por si próprio ou por outros (conteúdos) aos alunos que as armazenam sequencialmente no seu cérebro.

O professor assume um papel tutelar excedendo a sua autoridade graças à competência científica, enquanto o aluno é passivo, é visto como um receptor da informação.

O ensino centra-se nos conteúdos, tendo o seu fulcro em exposições orais do professor, tornando-se uma pedagogia repetitiva o que vai fazer com que os alunos percam a motivação. A avaliação é do tipo normativa, confundindo-se com a classificação.

 Ensino por descoberta (EPD)

Tem como finalidade a compreensão de processos científicos e a ênfase na instrução onde para isso tenta-se que todo o conhecimento derive exclusivamente da experiência, o que faz com que o conhecimento científico seja visto como sendo acumulativo, linear, invariável e universal.

As actividades experimentais existentes são do tipo indutivo.

Os alunos aprendem os conteúdos científicos com a descoberta das ideias indutivamente a partir de factos observáveis, com isto os professores assumem um papel de organizador das situações de aprendizagem direccionando as “descobertas” a fazer pelos alunos, sendo assim o aluno torna-se um “aluno cientista”.

A avaliação centra-se nos processos científicos.

 Ensino para a Mudança Conceptual (EMC)

Tem como finalidade a mudança de conceitos e a ênfase na instrução. Parte das concepções alternativas dos alunos funcionando os conteúdos como meio de aprendizagem para promover a mudança de conceitos, através da superação de conflitos cognitivos, existe uma sequência no percurso de mudança conceptual. O facto de o aluno errar assume um papel positivo, sendo um facto de progresso do conhecimento científico.

O professor diagnostica concepções alternativas dos alunos e a partir destas organiza estratégias de conflito cognitivo para promover a aprendizagem adequadas. O aluno como construtor da sua aprendizagem conceptual, aqui muito valorizada.

A avaliação é formativa e sumativa, centrada nos conceitos.

 Ensino por pesquisa (EPP)

Tem como finalidade a construção de conceitos, competências, atitudes e valores e a ênfase na educação.

Nesta perspectiva de ensino, o professor o papel de problematizador de saberes e como organizador de processos de partilha, interacção e reflexão crítica, ou seja, promove debates sobre situações problemáticas, fomentando a criatividade e envolvimento dos alunos. O aluno com esta perspectiva assume um papel activo e de pesquisa, onde faz reflexões críticas cobre as suas maneiras de pensar, agir e sentir.

Aqui o estudo de problemas abertos é sempre possível e isto cativa o interesse dos alunos, estes problemas sai feitos em grupo ou em cooperação inter-grupos, valorizando-se as actividades inter e transdisciplinares.

A avaliação da aprendizagem engloba conceitos, capacidades, atitudes e valores é também parte integrante do ensino e organiza-se em ciclos de avaliação.

Depois de ler um pouco de cada perspectiva de ensino, na minha opinião a que mais valoriza a aprendizagem e ajuda o aluno a interagir e a compreender a matéria leccionada será o EPP, ensino por pesquisa. Por parte dos professores há um acompanhamento e uma ajuda em organizar os conceitos, enquanto o aluno tem um papel activo em que pesquisa e descobre por si próprio novos conceitos e assim adquire melhor a matéria.

Anexo

Bibliografia

Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação.

Anúncios

Uma resposta a Perspectivas de Ensino

  1. Pingback: Reflexão da semanita (11 de Março) « Caixinha de Pensamentos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s